segunda-feira, 30 de maio de 2011

XIII CONGRESSO BAIANO DE VEREADORES


Em visita a Cidade de Salvador na ultima quinta (26) e sexta feira (27) o Vereador Belizario Machado juntamente com o Ex-Prefeito Eugenio Azevedo e o Diretor da Lafaiete FM Alan Nascimento Participaram do XIII Congresso Baiano de Vereadores e na oportunidade visitaram os gabinetes dos Deputados Euclides Fernandes, Caca Leão e Fabrício onde fizeram reivindicações que venham a beneficiar a Cidade de Lafaiete Coutinho, na oportunidade também visitaram a CONAB, a CAR, a FETRAF, a SEAGRI, e a Fundação Pedro Calmom, Sempre buscando novos projetos para o desenvolvimento sustentável do Município.

No dia (27) à noite os mesmos participaram do ato de comemoração dos 31 anos de fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT), com as presenças dos Deputados Federais Felix M. Junior e Marcos Medrado, e dos Estaduais Euclides Fernandes, João Bonfim, Roberto Carlos, do Presidente da assembléia Marcelo Nilo, do suplente de Senador Nestor Duarte, o Presidente do PDT Bahia Alexandre Brust e do Ministro do Trabalho Carlos Luper, que fez questão de falar sobre o crescimento do PDT na Bahia, e que em 2012 será o ano histórico para o partido, além de assumir o compromisso de continuar aumentando projetos para a geração de Emprego e Renda.

domingo, 29 de maio de 2011

PREFEITOS TÊM ATÉ O DIA 30 PARA CONVOCAR CONFERÊNCIAS DO ‘EMPREGO E TRABALHO DECENTE’

Segundo a Secom-Ba, termina segunda-feira (30) o prazo para que os prefeitos da Bahia convoquem suas conferências municipais do Emprego e Trabalho Decente. O prazo está estipulado no decreto nº 12.827/2011, assinado pelo governador Jaques Wagner e publicado no Diário Oficial do dia 5 deste mês.




Para realização das etapas municipais, os prefeitos também devem fazer a convocação por meio de decreto. Os encontros precisam ocorrer nos meses de junho e julho, elegendo delegados que representarão o município na 3ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, convocada para setembro, em Salvador.



Mais informações podem ser obtidas por meio do decreto nº 12.827/2011 ou na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através dos telefones (71) 3115-9937 e 3115-9901.

Fonte: Gicult

CONTINUIDADE DA GREVE NA UESB É APROVADA POR UNANIMIDADE, DIZ ADUSB

Demonstrando força no movimento, os professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) rechaçaram as propostas apresentadas pelo governo na última quarta, 25, por serem consideradas uma afronta ao Movimento Docente (MD) ao não apresentar avanço. Por este motivo, os professores da UESB decidiram, por unanimidade, na manhã desta sexta, 27, manter a greve mesmo diante da ameaça do governo em suspender as negociações caso a proposta não seja aceita ainda hoje.




Enrolação



Para os professores, o MD vem mantendo disposição para o dialogo e negociação enquanto o governo tem agido com má-fé ao apresentar uma proposta pela manhã e outra com modificações essencialmente semânticas à tarde. No entendimento da categoria, a iniciativa é uma prova de que o governo não está disposto a negociar, mas apenas impor a sua proposta para tentar vencer o movimento com a tática da enrolação. A assembleia reafirmou que o corte salarial não intimidará a continuidade do movimento paredista em defesa da Universidade Pública.



Liminar



Frente à possibilidade de descumprimento pelo governo da liminar expedida pelo Tribunal de Justiça obrigando cumprir a decisão de pagar imediatamente os salários cortados desde o dia 28 de abril (até a meia-noite desta sexta), a categoria deliberou por levar às demais Associações de Docentes (ADUSC, ADUNEB e ADUFS) a proposta de se retirar das negociações caso a decisão não seja cumprida. Para os professores não dá para fazer acordo com quem não acata a justiça, e assim, a negociação só deverá ser retomada após o cumprimento da liminar.



- Fonte: Adusb

PREFEITURA DE JEQUIÉ INAUGURA O CENTRO DE ATENÇÃO AOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO

Na noite desta sexta-feira (27), aconteceu a inauguração do CAPE (Centro de Atenção aos Profissionais em Educação), um local projetado para atender os profissionais em educação que necessitem de serviços de psicologia, massoterapia, terapia vocal, relaxamento e outras orientações que proporcionem o bem estar e promova a saúde dos integrantes desse segmento.




Na abertura do evento, a professora Lélea Amaral - a quem o setor estará sob responsabilidade, através da Secretaria de Desenvolvimento Social – revelou que tal projeto era um sonho que ela acalentava há muito tempo. Várias pessoas participaram da solenidade, como o prefeito Luiz Amaral, a representante da APLB-Sindicato – Caroline Brito -, o vice-prefeito Eduardo Lopes, a secretária Municipal de Educação – Mirian Rotandano- e o vereador Fiim, representando a Câmara.



O CAPE, que ficará sob a coordenação da psicóloga Candice Pinheiro Santos, vai funcionar na Travessa XV de Novembro, nº 478 – Lot. Novo Horizonte, nas imediações do IERP.

Fonte: Gicult

LEUR JR. REAGE À INCLUSÃO DE JEQUIÉ EM PROJETO QUE CRIA REGIÃO METROPOLITANA DE CONQUISTA

Leur Júnior, deputado estadual do PMDB. Foto: assessoria






O deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB) reagiu de forma totalmente contrária à inclusão de Jequié no projeto que tenta criar a Região Metropolitana de Vitória da Conquista, de autoria do deputado Marcelino Galo (PT). Segundo o peemedebista, a proposição envolvendo a “Cidade Sol” não tem sentido, pois Jequié tem independência econômica e política, além de ser uma cidade com grande potencial comercial e intelectual, com a presença de grandes lojas varejistas, indústrias, hotéis, veículos de comunicação e universidades. Defensor do município na Assembleia, Leur Lomanto Jr. já se articulou com os deputados Euclides Fernandes (PDT) e Sandro Régis (PR) para que ambos apresentem ao executivo estadual o projeto de criação da Região Metropolitana de Jequié.



“Estaremos ainda essa semana dando entrada em uma indicação ao governador Jaques Wagner para que seja encaminhado um projeto criando a Região Metropolitana de Jequié”, afirmou, acrescentando o perfil de Jequié para que esse pleito seja concretizado. Fonte: Assessoria do parlamentar.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

estudantes conhecem o tratamento da equoterapia



Alunos do Colégio Polivalente acompanharam o Professor de Equoterapia, Pedro, mostrou como é desenvolvido o trabalho e tratamento através da equoterapia.



O que é Equoterapia?



É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.



Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.



Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilibrio.



A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima. (Junior Mascote)

bandidos futaram armas do museu histórico de jequié



Vândalos arrombaram o Museu de Jequié e faltaram armas e outras antiguidades. Segundo informações, foram subtraídas duas garrunchas (arma de fogo de fabricação artesanal), uma pistola, um par de algemas, um binóculo e outra pistola calibre 22 de dois canos. Os bandidos teriam arrombado uma das portas dos fundos do Museu, que está localizado em pleno Centro da cidade. O crime ocorreu a mais de 30 dias atrás. Os objetos já podem estar nas mãos de colecionadores. As peças furtadas fazem parte do acervo histórico da criação da Cidade de Jequié.



Segundo informações de um dos diretores do Conselho Municipal de Cultura, Julho Fagundes, o Museu de Jequié não passa por bons momentos. Faltam investimentos por parte da SECULT. O acervo precisa ser renovado para apreciação dos visitantes, e isso ainda não foi feito. (J. Mascote)

JUSTIÇA MANDA GOVERNO ESTADUAL PAGAR SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA UESB E UEFS

Na tarde quarta-feira (25), os professores da UESB e da UEFS tiveram uma boa notícia. A justiça mandou o governo estadual pagar os salários dos professores, em greve há mais de 28 dias. Um mandato de segurança impetrado pelas associações docentes questionando o corte dos salários resultou nesta vitória da categoria. Uma audiência com o governo está marcada para hoje.

REUNIÃO DO CONSELHO DISCUTIRÁ SITUAÇÃO DOS ESPAÇOS CULTURAIS

Nesta quinta-feira (26), a partir das 19h, acontecerá uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Cultura de Jequié (CMJ), na Câmara de Vereadores. Dos pontos de pauta estão “O Plano Municipal de Cultura”, que entidade vem cobrando com freqüência, além da discussão a respeito da situação dos espaços culturais, como Museu Municipal, Casa de Cultura, Concha D. Cristiano, Palácio das Artes, Centro de Cultura. As informações são do jornalista Tiago Henrique, integrante do CMS. (gicult)

VEREADORES DE JEQUIÉ APROVAM MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA O DEPUTADO MARCELINO GALO, DO PT

Sem querer, o deputado estadual Marcelino Galo, do PT, conseguiu unir os vereadores de Jequié, na sessão desta quarta-feira (25). Foi numa moção de repúdio contra ele, apresentada pelo vereador João Cunha (PSDC). Segundo o vereador, o deputado apresentou um projeto na Assembleia Legislativa com o propósito de criar a Região Metropolitana de Vitória da Conquista (RMVC), incluindo 39 cidades, dentre elas Jequié, que ficaria sob a influência de Conquista.




Na justificativa da moção, Cunha informa que, se o projeto for aprovado, será criado “o Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana de Vitória da Conquista – RMVC”.



Depois de amplo debate, a proposição foi aprovada por unanimidade, ou seja, também com o voto dos dois vereadores do PT, Deyvison e Wanderley.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE JEQUIÉ FUNCIONARÁ EM NOVO ENDEREÇO

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Robério Chaves disse em entrevista nesta segunda-feira (23) no programa “Jequié Urgente”, rádio 93 FM, que a Secretaria de Cultura e Turismo de Jequié passará a funcionar em novo endereço, em breve. O anúncio foi feito pelo secretário da pasta, Robério Chaves, que levou, junto com o prefeito Luiz Amaral, a proposta de mudança ao secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, em audiência realizada em Salvador, na sexta-feira. Na mesma reunião ficou acordado que o Centro de Cultura Antonio Carlos Magalhães será gerido, em sua totalidade, pelo Governo do Estado. Essa mudança será feita aos poucos. A Prefeitura manterá sua parceria por algum tempo, conforme ficou acertado no referido encontro.




A Secretaria de Cultura e Turismo funcionará na Casa D’Itália ou Casa das Etnias. De acordo com Robério Chaves, as atenções da Prefeitura estarão voltadas para a Casa da Cultura Pacífico Ribeiro e para o Palácio das Artes (Teatro), dois importantes patrimônios do Município. Com informações da Ascom da PMJ

CAPE – CENTRO DE ATENÇÃO AOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO – SERÁ INAUGURADO NA SEXTA-FEIRA

A Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, implanta o Centro de Atenção aos Profissionais em Educação (CAPE), num trabalho conjunto com a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Esporte e Lazer. A inauguração será na sexta-feira (27/05/2011), em solenidade marcada para às 18 horas, na Travessa 15 de Novembro, nas imediações do IERP.




O objetivo do CAPE é dar atenção e proporcionar bem-estar aos profissionais em educação da rede municipal de ensino, através de técnicas terapêuticas variadas, buscando a prevenção do estresse e de doenças laborais e psicossomáticas, o combate ao sedentarismo, avaliação nutricional, incentivo à recreação e lazer, desenvolvimento da criatividade, dentre outros. Fonte: Ascom da PMJ

INAUGURAÇÃO DA CASAS BAHIA MOVIMENTA COMÉRCIO DE JEQUIÉ

Baianas, vindas de Salvador, recepcionaram os
 clientes na inauguração das Casas da Bahia em Jequié.

O centro da cidade de Jequié, sobretudo nas imediações da rua 2 de Julho, ficou bastante movimentado durante o dia de ontem, terça-feira (24), com a inauguração das Casas Bahia. Com a chegada desta grande rede de varejo, a cidade se transforma num grande centro de vendas de produtos eletro-eletrônicos e também de móveis da região, já que no município tem a Insinuante, Lojas Maia (Magazine Luiza), Ricardo Eletro, Eletrosom e a empresas locais, como a Eletromaia, Paris Móveis, Móveis Star e Silvany. O ponto alto da inauguração foi no momento da presença do canto Xande. Diante da promoção da nova concorrente, as outras lojas baixaram os preços e negociaram melhores condições de pagamento para os clientes.
(gicult)


CÂMARA APROVA CÓDIGO FLORESTAL, MAS DILMA PROMETE VETO EM ALGUNS PONTOS

Deputados na votação do Código Florestal. Foto: o globo








A presidente Dilma Rousseff ficou irritada com a aprovação do Código Florestal na Câmara dos Deputados após um racha da base governista e garantiu a um governista que participou das negociações que vetará os trechos do texto que considera equivocados, caso a base não consiga promover mudanças no Senado.



De acordo com o governista, que pediu para não ter o nome revelado, Dilma afirmou antes da votação que esperava a derrota do governo, mas se disse confiante de que a base governista conseguirá fazer as mudanças na votação no Senado.



“Uma vergonha”



Segundo o governista, o Planalto vê com bons olhos o nome do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) como relator da matéria no Senado.



Na votação de terça-feira, o governo concordou com o texto do relator Aldo Rebelo (PC do B-SP) com algumas ressalvas, mas foi contrário a uma emenda proposta pelo PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer, que, entre outros pontos, tira do governo federal a exclusividade de regulamentar o uso de APPs (áreas de preservação permanente).



Na avaliação do governo, a emenda peemedebista anistia desmatadores e, durante a sessão em que ela foi aprovada, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), chegou a falar em nome de Dilma e afirmou que a presidente considerava a emenda “uma vergonha para o Brasil”.



Na votação, PMDB contra o PT



Após semanas de embate, negociações e troca de acusações, a Câmara aprovou ontem o texto da reforma do Código Florestal com alterações que significaram uma derrota para o governo.



Uma emenda aprovada por 273 votos a 182 rachou a base do governo levando os principais partidos governistas, PT e PMDB, para lados opostos. O texto da emenda consolida a manutenção de atividades agrícolas nas APPs, autoriza os Estados a participarem da regularização ambiental e deixa claro a anistia para os desmates ocorridos até junho de 2008.



Fonte: Uol

deputado propõe transformar jequié em cidade metropolitana de vit. da conquista

O deputado estadual, Marcelino Galo (PT), encaminhou a Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA) o Projeto de Lei 101/2011 que “dispõe sobre a criação da Região Metropolitana de Vitória da Conquista (RMVC)”.







O PL101/2011 foi apresentado no dia 16 de maio e, se aprovado, a RMVC contará com 39 cidades: Vitória da Conquista, Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Cravolândia, Encruzilhada, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí, Irajuba,Itambé, Itapetinga, Itaquara, Itarantim, Itiruçu, Itororó, Jaguaquara, Jequié, Lafayette Coutinho, Lagedo do Tabocal, Macarani, Maiquinique,Manoel Vitorino, Maracás, Mirante, Nova Canaã, Planaltino, Planalto, Poções, Potiraguá, Ribeirão do Largo, Santa Inês e Tremedal.



Redação BJM:



Um projeto como esse parece ser mais uma manobra política onde os políticos conquistenses poderão ter a chance de ampliar o raio de alcançar mais votos, se dizendo “representantes do povo”. Agora é a hora dos “políticos” de Jequié e região, se mobilizarem para que tal absurdo não ocorra. O Vereador Bilizario, da cidade de Lafaiete Coutinho, já encaminhou uma nota de repúdio ao deputado Marcelino Galo.


JUSTIFICATIVA DO DEPUTADO




Por iniciativa do Prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, que por diversas vezes relatou e manifestou o interesse dos Municípios da Região, das empresas, dos movimentos sociais e da sociedade em ver criada a Região Metropolitana de Vitória da Conquista – RMVC, é que estamos apresentando o presente Projeto de Lei Complementar.



O Professor e Consultor Wal Cordeiro em matéria publicada no seu blog (www.walcordeiro.com.br), em 19 de fevereiro de 2011 conseguiu traduzir este sentimento da Região de Vitória da Conquista para criação da Região Metropolitanas.



O mesmo asseverou que:



“Vitória da Conquista, definitivamente, é o município mais importante da Região Sudoeste da Bahia. Sua população, conforme o IBGE, estima-se em mais de 318.000 habitantes, o que a torna a 3ª maior cidade do Estado e também do interior do Nordeste. Possui um dos PIBs que mais crescem no interior desta região. Capital regional de uma área que abrange aproximadamente 70 municípios na Bahia, além de 16 cidades do norte de Minas Gerais.



Transformar a cidade e os municípios vizinhos em RMVC – REGIÃO METROPOLITANA DE DE VITORIA DA CONQUISTA é o maior desafio atualmente, pois através dessa ação a região poderá dar um grande salto para o futuro, através do desenvolvimento sócio-econômico, seguindo o exemplo de cidades do Sudeste e Sul do país como: Maringá-PR, Londrina-PR, Joinville-SC, Campinas-SP e Santos-SP.



Uma Região Metropolitana é estabelecida por legislação estadual e constituída por agrupamentos de municípios limítrofes, com o objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. Uma Região Metropolitana ou área metropolitana é um grande centro populacional, que consiste em uma (ou, às vezes, duas ou até mais) grande cidade central (uma metrópole), e sua zona adjacente de influência. Geralmente,Regiões Metropolitanas formam aglomerações urbanas, uma grande área urbanizada formada pela cidade núcleo (Vitória da Conquista) e cidades adjacentes, formando uma conurbação, a qual faz com que as cidades percam seus limites físicos entre si, formando uma imensa metrópole, que na qual o centro está localizado na cidade central, normalmente aquela que dá nome à Região Metropolitana.”



Nos seus estudos o Ilustre professor e consultor assevera claramente ser possível a criação da região metropolitana:



“Há vários anos tenho pesquisado sobre o assunto. Creio que é possível uma discussão mais aprofundada. Após uma rápida explanação sobre Vitória da Conquista e a história das Regiões Metropolitanas do Brasil, bem como as leis que regem a favor, vamos conhecer os 12 principais motivos que nos leva a entender e a defender que a cidade poderá ser transformada numa RMVC – Região Metropolitana de Vitoria da Conquista, proporcionando um novo momento para o desenvolvimento regional Veja os motivos:



1 – Grandes vantagens políticas e econômicas para a região. Muitos financiamentos, específicos, do Governo Federal para a RMVC. São verbas e repasses que normalmente uma cidade isolada não recebe, principalmente com menos de 20 mil



habitantes. O dinheiro é para subsidiar um modelo de planejamento e gestão, racionalização do fluxo do transporte, combater a pobreza, sem falar em recursos para as áreas de Saúde e Educação.



2 – A tarifação telefônica que passaria ser local de uma cidade para a outra. Reduzindo o preço das tarifas telefônicas e possibilitando a implantação, com mais agilidade, de internet social para as cidades menores da RMSB.



3 – Desenvolvimento regional planejado. Ganha importância a formação e a consolidação de conhecimentos para subsidiar um modelo de planejamento e gestão dos municípios da Região Metropolitana, seja no compartilhamento de custos, na racionalização dos fluxos de transporte, no enfrentamento da pobreza e da crise social. Somente essa forma integrada e compartilhada de ações poderá permitir que os recursos sejam aplicados com maior eficácia, gerando resultados que as iniciativas isoladas, de cada município, não dão conta de proporcionar.



4 – Mais verbas federais para os municípios integrados. Habilita os municípios, dela integrantes, acessarem recursos federais. As políticas implementadas pelo Governo Federal priorizam as Regiões Metropolitanas existentes, pois elas reúnem mais de 30% da população do país e concentram os mais graves problemas urbanos. Então, ele tem incentivado e apoiado as Políticas Públicas de gestão dessas aglomerações urbanas, inclusive priorizando a liberação de recursos para essas regiões.



5 – Parcerias na destinação ordenada do lixo. Os prefeitos continuam com sua autonomia, apenas buscam ajuda que precisam através das ações em parceria com outros municípios ou oferecem ajuda a outrem. Por exemplo, entre municípios que tem dificuldades quanto à estrutura adequada para a destinação de seus resíduos sólidos pode-se chegar a um acordo quanto ao tratamento e destino final único, comum e buscar a organização de um sistema mais eficiente de coleta e tratamento. Isso com certeza irão reduzir custos, além de minimizar as agressões ao meio ambiente.



6 – Segurança pública. Poderá receber verba federal do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança e Cidadania). O atual programa do Governo visa liberar milhões de reais para atender as demandas sociais das Regiões Metropolitanas do Brasil.



7 – Porto seco. Poderá facilitar e angariar recursos para a construção de um porto seco, onde toda a região Sudoeste será beneficiada na exportação da produção local através da rede rodoviária e, quem sabe, ferroviária.



8 – Novo aeroporto. Vai apressar e resolver a questão do aeroporto de Conquista, com a construção de um novo com qualificação metropolitana e influência regional.



9 – Setores prioritários. Expectativas de desenvolvimento e investimento em setores prioritários como indústria, segurança e moradia. Muitas cidades pequenas não podem participar dos programas de habitação popular do Governo, invertendo a atual situação caso faça parte da RMVC.



10 – Turismo sustentável. Ao invés de uma cidade turística priorizar, sozinha, a divulgação de seus locais naturais, culturais e históricos, trabalha-se na promoção de uma riqueza turística regional, a exemplo da Baixada Santista em São Paulo.



11 – Fórum Metropolitano. O FMPVC – Fórum Metropolitano Permanente de Vitoria da Conquista poderá ser implementado na cidade e deverá funcionar como um espaço de discussão em atuação complementar aos espaços institucionais. A ideia é promover uma rede de comunicação intermunicipal que terá por finalidade: criar uma consciência e um pensamento metropolitano e, ainda, agregar interesses comuns e disponibilizar experiências vividas pelos municípios da RMVC.



Enfim, pretendesse fomentar a aproximação, o diálogo e o contato entre os vários municípios interessados. A participação e o envolvimento dos municípios e dos diversos atores envolvidos com a questão urbana serão voluntários e poderão acontecer das mais diversas formas.



12 – Meio ambiente. A preservação dos rios, lagoas, nascentes e matas nativas serão mais valorizadas através de ações ordenadas por uma Região Metropolitana.”



Sendo assim, como vimos, com a transformação de Vitória da Conquista e municípios vizinhos em REGIÃO METROPOLITANA DE VITORIA DA CONQUISTA – RMVC, mais de 02 milhões de pessoas serão beneficiadas.



Contando com o apoio dos ilustres pares, solicito a aprovação de tão importante matéria.



Deputado Marcelino Galo
(Junior Mascote)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

JEQUIÉ: DONA DE CASA FOI ESFAQUIADA E MORTA POR CAUSA DE UM CIGARRO

Em Jequié uma mulher foi assassinada com uma facada nas costas por se recusar a dar um cigarro ao bandido. Segundo testemunhas, Jocineide Gonçalves de Souza, 44 anos, moradora do Loteamento Água Branca, no domingo a tarde Ela estava nas proximidades da Rua Vovó Camila, bairro de Jequiezinho, quando o elemento teria pedido um cigarro, como ela não fuma por ser evangélica, disse que não tinha o cigarro. O elemento em momento de fúria agarrou a mulher pelo pescoço aplicou um golpe de faca na altura da região lombar. Jocineide foi socorrida ainda com vida, mas morreu a caminho do Hospital.



Já na manhã desta segunda feira o suspeito do crime passou em frente à casa da vítima durante o velório. A PM foi acionada e perseguiram o bandido, vulgo Eto, que conseguiu mais uma vez fugir.(tatu)

EM GREVE, PROFESSORES E ESTUDANTES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PROTESTAM

Faltando poucos dias para completar dois meses, a greve dos professores das Universidades da Bahia
 continua. A audiência com o governo, acontecida na última segunda-feira (16), não conseguiu resolver o impasse. Segundo os professores, a administração estadual continua intransigente. Coordenadas pelas Associações docentes, dentre elas a ADUSB, os professores lutam por melhores condições de
trabalho, melhores salários, revogação da Lei 7.176/97 e o fim do Decreto 12.583 e portaria 001. Os estudantes da UESB e da UESC – liderados pelas entidades estudantis - também estão em greve, defendendo esta pauta unificada e as reivindicações específicas, muitas delas relacionadas a cada instituições

terça-feira, 17 de maio de 2011

PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES QUEREM ATENDIMENTO DE SUAS REIVINDICAÇÕES

Professor Cleber Rocha, do Comando de Greve da UESB.




Segundo informações da última assembléia dos docentes da UESB, realizada na última sexta-feira, nesta segunda (16) acontecerá mais uma audiência entre o Comando de Greve dos professores da IES-BA e o governo do estado. Segundo o professor Cleber Silva Rocha, Campus de Jequié, integrante deste comando de mobilização, os professores esperam que o a administração estadual traga propostas concretas para a categoria. Segundo ele, as Associações Docentes, como a ADUSB, já dialoga com a gestão deste de 2009, mas as questões não avançaram suficientemente. Houve apenas a incorporação de uma gratificação (GEAA) neste período, com o percentual de 27%.



“Chegamos a um limite”



O professor disse que o movimento luta contra o decreto governamental que proíbe a contratação de docentes. Além disso, informa, os trabalhadores querem o respeito à autonomia universitária e um acordo salarial que não proíba as futuras lutas por valorização profissional. Ele disse que a greve foi o último recurso. “Chegamos a um limite. Por isso deflagramos o movimento, que na UESB tem uma pauta interna, como a reivindicação por transparência do orçamento e aplicação dos recursos da instituição e término de várias obras iniciadas há alguns anos”, afirmou Cleber, professor do Departamento de Saúde.



Prejuízos



“As políticas do governo Wagner para o ensino superior estão prejudicando as universidades. As instituições carecem de recursos e de mais professores. Está havendo um sucateamento em muitas unidades e também a precarização do trabalho docente. Isto prejudica as atividades de ensino, pesquisa e extensão, ou seja, toda produção universitária para a sociedade”, alertou Cleber, para acrescentar que as atitudes do governo, como o corte dos salários, não vão intimidar a categoria.(Gicult)

Preços do álcool e da gasolina começam a cair em Salvador

Depois da gasolina chegar a R$ 3,05 e o álcool a R$ 2,90 em alguns postos de Salvador, os preços começaram a cair. A Petrobras reduziu em 6% o preço da gasolina e em 13% o do álcool vendido para as distribuidoras. Como a queda do álcool foi maior, o motorista precisa fazer uma conta para saber qual combustível é mais vantajoso na hora de abastecer o carro na capital baiana. “Houve um pedido do Governo para que a Petrobras Distribuidora diminuísse o preço. Automaticamente, as outras distribuidoras também acabaram fazendo a mesma ação. Então, no Brasil inteiro está acontecendo uma diminuição de preço tanto da gasolina, como do álcool”, explica José Augusto Costa, presidente do Sindicombustível. Quem tem carro bicombustível, que pode ser abastecido com gasolina ou álcool, agora fica na dúvida. O álcool é mais barato, mas com ele o tanque fica vazio mais rápido por causa da evaporação do combustível, que é maior. Um tanque cheio dura cerca de 450 km. Já com a gasolina, o tanque dura 650 km. (G1)

Culpar pilotos do AF 447 é precipitado, diz órgão francês

Uma das caixas-pretas do voo 447 é apresentada à imprensa


Os especialistas responsáveis pela investigação do acidente com o vooAF 447 que caiu há quase dois anos no Oceano Atlântico, quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris, divulgaram nota nesta terça-feira classificando de “sensacionalista” a publicação de “informações não validadas” publicadas pelo jornal francês “Le Figaro”. “Publicação sensacionalista sobre informação não validada, já que a análise dos dados a partir dos registros do voo apenas começou, trata-se de uma violação ao respeito com os passageiros e membros da tripulação que morreram e aos familiares destas vítimas, que já sofrem com muitas histórias sensacionalistas”, diz o comunicado publicado no site do Escritório de Investigações e Análises da França (BEA, na sigla em francês). Leia mais no G1.

Carro cai de sétimo andar da Receita Federal

Carro cai do 7º andar e deixa mãe e filhas feridas


Um carro caiu do sétimo andar do prédio da Receita Federal, no Caminho das Árvores, no final da Avenida Tancredo Neves, em Salvador, por volta das 8h desta terça-feira, 17. De acordo com informações da Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), três pessoas estavam a bordo do veículo, que caiu da garagem do prédio. O atendimento ao público está suspenso porque a área passa por perícia. Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi ao local para prestar atendimento às vítimas. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o ocidente pode ter ocorrido quando a mulher que conduzia o veículo deu uma ré, perdeu o controle da direção e bateu contra a mureta de proteção. Além da condutora, duas filhas dela estavam no carro no momento do acidente. Elas foram ao local levar um funcionário, de prenome Flaudemiro, pai das meninas e marido da condutora. De acordo com o auxiliar de serviços gerais que trabalha no prédio, Dionei dos Santos, a queda do veículo foi amortecida pelo muro de um prédio vizinho. Leia mais em A Tarde.

Professora da Uneb tem trabalho plagiado pelo Ministério da Educação

“Professora, está idêntico ao seu trabalho!”, disse uma aluna de Jaciete Barbosa dos Santos, depois que a docente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) aconselhou os discípulos da pós-graduação a pesquisarem sobre educação para alunos com necessidades especiais. Ela havia lido seu próprio artigo com os alunos na aula anterior. “Não é possível, de repente eles usaram as mesmas referências que eu”, respondeu a incrédula professora, considerando a hipótese de ser tudo um mal-entendido, afinal estavam tratando de uma publicação de ninguém menos que o Ministério da Educação (MEC). “Para mim, o MEC estava acima de qualquer suspeita, até então era uma instituição absolutamente confiável”, diz Jaciete. Foi a partir daquele dia de novembro de 2006 que iniciou-se a longa batalha da baiana do município de Santa Bárbara (a 147 quilômetros de Salvador) que culminaria na sentença que condena a União e um dos professores que participaram da elaboração do material a pagar uma indenização de R$ 62.100 a Jaciete, pelo plágio de sua tese de mestrado, publicada num livro especializado, em agosto de 2002. Pelo documento, o MEC fica condenado a pagar R$ 41.400, e o professor Adílson Florentino da Silva, a cifra de R$ 20.700. Leia mais no Correio.

Simões Filho: Idoso de 72 anos é morto a tiros na BA-093

Um idoso de 72 anos foi morto a tiros por volta das 6h desta terça-feira, no Km 4, da BA-093, no município de Simões Filho, localizado na Região Metropolitana de Salvador, segundo informações da Central de Polícia. A vítima foi identificada como Dionísio André dos Santos. Ainda não informações sobre a autoria do crime e o motivo. Segundo um agente da Delegacia de Homicídiso, o caso será investigado pela unidade policial da cidade. (Correio)

Projeto contra homofobia emperra no Senado

Senadora Marta Suplicy (PT-SP)




Na última quinta-feira, um embate no Senado entre defensores e opositores da criminalização da homofobia demonstrou que o assunto ainda está longe do consenso e de ganhar espaço na legislação brasileira. Na ocasião, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) deixou de ler seu relatório ao Projeto de Lei da Câmara 122/2006, que torna crime a discriminação de homossexuais. Ela ficou contrariada com o adiamento da votação da matéria na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), – o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) alegou temer que o projeto criasse outro tipo de preconceito, desta vez contra igrejas e crenças, e então o presidente do colegiado, Paulo Paim (PT-RS), anunciou o adiamento, que teria sido pedido pela própria senadora petista. “O disposto no caput deste artigo não se aplica à manifestação pacífica de pensamento decorrente de atos de fé, fundada na liberdade de consciência e de crença, de que trata o inciso VI do art. 5º da Constituição Federal”, diz emenda, constante do relatório de Marta, que exclui a punição para pregação religiosa contra o homossexualismo. Leia mais no Congresso em Foco.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Projetos de lei da reforma política saem até 20 de maio

As mudanças nas regras eleitorais aprovadas pela Comissão da Reforma Política deverão tomar a forma de projetos de lei e propostas de emenda à Constituição (PECs) até o dia 20 de maio. A decisão consta de ato assinado nesta quarta-feira (13) pelo presidente do Senado, José Sarney, durante cerimônia de entrega do relatório final da comissão.
No evento, Sarney elogiou a maneira como o presidente da comissão, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), conduziu os trabalhos e agradeceu aos integrantes do colegiado pelo esforço para apresentação das decisões no prazo estabelecido - 45 dias. Para Sarney, com isso, o Senado mostra à sociedade seu compromisso com a reforma.
- A reforma política não vai parar. Ela vai andar pela nossa determinação, pela determinação do Senado - garantiu.
Dornelles previu que os 15 itens aprovados na comissão resultarão em proposições específicas. No entanto, o senador não soube informar quais implicarão mudanças na Constituição e quais vão alterar a lei eleitoral, entre outras. Nos casos em que o Regimento Interno permitir, Sarney poderá propor regime de urgência, para apressar o exame dos textos diretamente pelo Plenário, sem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Veja mais em:
http://www.senado.gov.br/noticias/Especiais/reformapolitica/noticias/projetos-de-lei-da-reforma-politica-saem-ate-20-de-maio.aspx

sexta-feira, 13 de maio de 2011

PETROBRAS ATENDE AO GOVERNO E REDUZ PREÇO DE COMBUSTÍVEIS

Em resposta a determinação do governo, a BR Distribuidora reduziu hoje em 6% o preço da gasolina e em 13% o do etanol vendidos aos postos de gasolina.




O objetivo do Planalto é que a queda nos preços da subsidiária da Petrobras, que tem 7.000 postos no país, force as demais distribuidoras a adotar o mesmo caminho, levando os postos de gasolina a repassar essa redução aos consumidor.



Sozinha, a gasolina respondeu por quase um terço da alta de 0,77% da inflação medida em abril pelo IPCA. Com o resultado, o IPCA acumulado em 12 meses chegou a 6,51%, ultrapassando o teto da meta oficial do governo.



O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta quarta-feira que “a BR Distribuidora vai reduzir de 6% a 10%” o preço da gasolina. Com informações do Uol.

PROFESSORES DA UESB DECIDEM CONTINUAR A GREVE

Em asembleia geral encerrada a poucos instantes, às 13h20, no Campus de Jequié, os professores da Universidade estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) decidiram continuar com a greve, iniciada no dia 8 de abril. A categoria tomou esta deliberação porque, segundo os oradores, não houve avanços nas negociações. Como haverá uma audiência com o governo na próxima segunda-feira à tarde, em Salvador, os docentes esperam o atendimento de suas reivindicações, como a revogação do Decreto, retirada da cláusula restritiva que impede futuras negociações salariais e mais investimento na universidade.




Os estudantes, que também estão em greve, acompanharam a assembléia.

terça-feira, 10 de maio de 2011

PROFESSORES DE TODO BRASIL VÃO PARAR DIA 11

A APLB/Sindicato e a CNTE convocam os trabalhadores em educação das redes públicas (estadual e municipal) para a paralisação nacional no dia 11 de maio, para cobrar a implementação imediata do Piso Salarial e pelo PNE - Plano Nacional de Educação que o Brasil quer.








Na oportunidade, convoca a todos para uma Assembléia Unificada no auditório da APLB, às 09h

CUPONS FICAIS COMPROVAM QUE A GASOLINA EM VITORIA DA CONQUISTA É MAIS BARATA DO QUE EM JEQUIÉ

Blog de juniormascote :BLOG JUNIOR MASCOTE, CUPONS FICAIS COMPROVAM QUE A GASOLINA EM VITORIA DA CONQUISTA É MAIS BARATA DO QUE EM JEQUIÉ 

Depois de uma longa espera pelos efeitos da moagem da safra de cana-de-açúcar na bomba, alguns postos da capital já exibem valores entre R$ 1,85 e 1,99 no litro. Em alguns casos, a brusca redução no preço de etanol, até 0,30 no intervalo de uma semana, também contribuiu para pressionar para baixo a gasolina. O alto preço do álcool era o principal argumento dos donos de postos para o aumento da gasolina. E agora que o álcool está mais barato, por que a gasolina não baixou de preço?




Um motorista de Jequié abasteceu em 4 postos de combustíveis na cidade de Vitoria da Conquista, no dia 4 de maio de 2011, o valor da gasolina gira entre R$2.48 a R$2.60 por litro (veja os cupons fiscais na foto). Enquanto isso nos postos de combustíveis de Jequié a gasolina continua sendo praticada em valores que variam de R$2.70 a R$3.00 por litro.



Os donos de postos de Jequié argumentam que o combustível está alto por que as distribuidoras aumentaram em media 15%.



As mesmas distribuidoras que entregam em Vit. da Conquista não são as mesmas que entregam nos postos de Jequié?

segunda-feira, 9 de maio de 2011

EXCLUSIVO: Se parecer sobre Fonte Nova demorar mais três semanas, Copa não se realizará na Bahia



Fontes do governo que acompanham o imbróglio envolvendo o governo do Estado e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) relativo à construção da Arena da Fonte Nova temem que, se órgão não der andamento em no máximo três semanas ao processo que na prática permite ao BNDES liberar os recursos para o empreendimento, a realização da Copa de 2014 na capital baiana estará seriamente comprometida. O tempo seria o mínimo necessário para que o consórcio integrado pelas construtoras OAS e Odebrecht inicie efetivamente a construção do estádio, depois da derrubada da Fonte Nova. Os riscos para o início das obras e sua conclusão teria sido o principal motivo para o governador Jaques Wagner (PT) ter feito um desabafo na semana passada, para um grupo de auxiliares, sobre a postura do TCE, em especial do conselheiro Pedro Lino, responsável pelo acompanhamento das obras. Lino exige do governo e das duas construtoras o projeto executivo das obras de forma a poder levantar seus reais custos e apresentar seu parecer sobre o processo. Executivos ligados às duas empresas e fontes do governo, entretanto, dizem que não é praxe fornecer projetos executivos em nenhuma obra pública no país, mas apenas o projeto genérico de construção. “O conselheiro faz uma exigência legal e legítima, mas que foge completamente à praxe no país”. Segundo comentário do governador a auxiliares, Lino estaria “sentado há oito meses” sobre o processo sem emitir seu parecer. Neste período, teria sido tentada uma aproximação entre os dois que não deu resultado prático. Executivos ligados às empresas também asseguram que não cabem a elas fornecer os projetos ou prestar contas ao TCE, mas ao próprio governo.

Caixas-pretas do AF 447 devem chegar até quinta-feira à França

As duas caixas-pretas do voo AF 447 da Air France, que caiu no Atlântico em 2009, devem chegar à França até quinta-feira, segundo o Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), que apura as causas da catástrofe que matou 228 pessoas. Em um comunicado divulgado nesta segunda, o BEA informou também que um dos motores do Airbus e o sistema que reúne os equipamentos eletrônicos do avião, que contém os computadores de bordo, foram resgatados pelos investigadores. O navio francês La Capricieuse, enviado para recuperar as caixas-pretas a bordo do Ile de Sein, deverá chegar a Caiena, na Guiana Francesa, até quarta, pela manhã, diz o BEA. Em seguida, as caixas serão levadas a França por avião e deverão chegar apenas no dia seguinte em razão do longo trajeto e da diferença de fuso horário.

Professores ainda tem dificuldade para usar computadores


Em pleno século XXI, o mundo virtual ainda é um território que causa medo em muitos professores. Uma pesquisa realizada em parceria pela Secretaria municipal de Educação do Rio, pelo Instituto Oi Futuro e pelo Ibope com 5.505 docentes revela que mais da metade deles (53%) admitiu ter dificuldades em lidar com tecnologia na escola por várias razões. Entre 1.532 diretores de colégios entrevistados, a porcentagem também foi de 53%. O levantamento ouviu 25.145 alunos: 40% disseram ter problemas para usar a informática nas unidades de ensino.


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Lafaiete Coutinho: XX Festa do Vaqueiro




Aconteceu nos dia 30 de abril e 1 de maio a XX Festa do Vaqueiro em Lafaiete Coutinho. Se apresentaram na festa as seguintes bandas: Edu e Maraial, Flor do Oriente, Gavião Dourado, Axé e cia e Kleiton dos teclados. A cidade que encheu de cavaleiros ainda contou com o grande rodeio que animou o povão que teve a presença de uma mulher Jequieense dentre os competidores.


Uma super organização, empenho máximo da administração em organiza-la. A festa como demonstrou tinha tudo para dar certo, por ter sido apresentado ainda durante a festa o resultado de mais uma nova pesquisa que aponta a administração com 98% de aprovação e recentemente colocando-a tambem entre as três administração que mais trabalha na Bahia.