Aconteceu ontem, dia 21/07/2011, no Clube Social Planaltinense, a II Conferência Municipal de Assistência Social, realizada através do Conselho Municipal de Assistência Social, em Parceria com a Prefeitura Municipal de Planaltino e a Secretaria Municipal de Assistência Social. A Conferência foi iniciada às 9h e durou todo o dia. Teve como tema geral “Consolidar o SUAS e valorizar seus Trabalhadores”. Estiveram presentes representantes do Governo Municipal , Conselho Municipal de Assistência Social e de outros Conselhos Municipais, representantes de usuários e trabalhadores da Assistência Social, Secretários Municipais de Educação, Renê Silva, e de Saúde, Geneval Avelino, o Vereador Rener, o Diretor de Cultura, Edivaldo Costa, o Assessor de Comunicação, Fábio Mendes, o Articulador do Selo UNICEF, Reinaldo Cruz, estudantes do PROJOVEM TRABALHADOR, idosos do Grupo de Convivência, Diretores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, Professores, Enfermeiras, Agentes Comunitários de Saúde, Sociedade Civil e toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CRAS. Para a abertura do Evento, o Grupo de Convivência de Idosos “Madeira que cupim não rói” fez uma apresentação belíssima com cantigas de roda.
Em seguida, houve a composição da mesa e fala de alguns: articulador do Selo UNICEF, Reinaldo Cardoso, representante de usuário – Zenáide (Povoado Angélica), Secretária M. de Assistência Social, Iara Velame, Secretário de Educação, Renê Silva e presidente do Conselho M. de Assistência Social, Alcy Nascimento, que oficializou o início da Conferência. Houve, ainda, pela manhã, palestras sobre o Tema Geral, com as Assistentes Sociais Eliane Oliveira (Lagêdo do Tabocal e Lafaiete Coutinho) e Maria Madalena (Itiruçu), as quais promoveram discussões riquíssimas.
À tarde, os participantes foram organizados em 4 (quatro) grupos para discutir os seguintes subtemas: Grupo 1 - Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS. Grupo 2 – Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais. Grupo 3 – Fortalecimento da participação e do controle social. Grupo 4 – A centralidade SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil. Após as discussões feitas e as propostas elencadas por cada grupo, houve a apresentação para a plenária, a qual indicou as alterações necessárias e aprovou as proposições para a Conferência Estadual de Assistência Social. A seguir, foi feita a eleição de delegados para a Conferência Estadual, tendo sido eleitas 4 (quatro) pessoas.
Delegados do Poder Público:
Titular – Maria Eulália de Jesus. Suplente – Marla Cristina de Oliveira Soares
Delegados da Sociedade Civil:
Titular – Naara de Almeida Luz. Suplente – Angelita da Silva Almeida
Ao final, houve um pequeno recital poético com o Grupo Renascer, e a Secretária M. de Assistência Social, Iara Velame, agradeceu a todos pela presença e participação e à equipe de trabalho pela organização do Evento. Certificados, também, foram entregues a todos os participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário